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Tendências de consumo: importação varejo 2023

Atualizado: 26 de mai. de 2023


Confira as tendências de consumo de 2023 segundo pesquisas e planeje sua importação para melhor atender os consumidores e seus novos hábitos


A pandemia de covid-19 e o isolamento social enfrentado afetou de forma significativa as pessoas, seus comportamentos e, consequentemente, seus hábitos de consumo. Para as empresas, é fundamental estudar e compreender o comportamento do consumidor, a fim de encontrar maneiras de adaptar seus produtos a eles e atendê-los da melhor maneira.


Com intuito de auxiliar você nesse processo, desenvolvemos este texto que contém uma síntese de tendências de consumo para 2023 segundo pesquisa da Euromonitor International, maior líder em pesquisa de mercado. Também separamos dicas de produtos mais interessantes para investir e importar.


Faça uma boa leitura e aproveite esses insights para tornar seu negócio mais competitivo e lucrativo em 2023 com a importação!

Tendências do Comportamento do Consumidor

Tecnologia x Conexão Emocional

As tecnologias são fundamentais para a evolução de diversas áreas e para facilitar a vida das pessoas e, durante a pandemia, não foi diferente: o trabalho remoto conhecido como home office possibilitou o trabalho de diversos profissionais atrelado ao distanciamento social e reuniões foram feitas por vídeo chamada, entre outros recursos.


Mesmo os impossibilitados de trabalhar nesta modalidade, puderam usufruir da tecnologia ao realizar compras no supermercado, pedidos de comida, farmácia entre outros pela internet, aumentando ainda mais o hábito de comércio eletrônico. Essa possibilidade de comprar sem sair de casa atraiu mais pessoas tanto para evitar aglomero e os riscos de contágio, quanto para cumprir o isolamento em caso positivo para covid.


Porém, a pandemia trouxe consigo uma outra necessidade causada pelo distanciamento: a de aproximação e conexão emocional. Portanto, as novas tecnologias e produtos precisam levar este fator em consideração e aproximar as pessoas, em vez do oposto. Inclusive, essa carência de maior contato com pessoas e com o presencial tem haver com as tendências seguintes.

Controle do Tempo de Tela

Que os smartphones estão nas mãos da maioria não é novidade, e estes usuários já foram muito vidrados nele, algo muito percebido anteriormente até mesmo em espaço sociais, usando as telas em detrimento do contato social esperado naquele contexto. Contudo, a carência de interação social causada pela pandemia, como dito anteriormente, fez as pessoas reduzirem o tempo de tela e a qualidade do conteúdo consumido, tornando-se mais seletivas e exigentes.

Consumidores Moderados

Outra realidade vivenciada, é o consumo mais moderado e consciente. Seja por questões financeiras relacionadas ao menor poder aquisitivo e outros acontecimentos que influenciaram na economia, como inflação e aumento de preço dos produtos, seja por revisão de prioridades.


Portanto, o consumo precisa realmente valer a pena e ser visto como investimento e não gasto, tendo algum retorno que o consumidor considera relevante para a sua realidade, resolver sua dor e, sobretudo, que esteja alinhado com seus valores, como veremos adiante.

Ecológicos

A preocupação com o meio ambiente é crescente e traz cada vez mais adeptos e, assim, é um fator decisor de compra para as pessoas preocupadas com a causa. Com isso, os produtos que apresentam algum benefício ecológico têm vantagem competitiva, seja de forma direta ou indireta, como ações de redução de carbono, selo de reciclagem garantida para os resíduos gerados, produção verde e limpa etc.

Jogos

Os jogos sempre tiveram diversos adeptos e o mundo dos games já era visto com um nicho de mercado interessante. Porém, com mais tempo em casa durante a pandemia, mais pessoas buscaram os jogos como primeira opção de entretenimento e, o que era apenas um nicho, tornou-se uma oportunidade massiva de lucro.

Voltando à Rotina

Com a imunização e redução da pandemia, as pessoas têm voltado às suas rotinas de antes e, segundo a pesquisa da Euromonitor International, 39% delas afirmam que irão retomar ao presencial suas atividades diárias.

Priorização da Vida Pessoal

Não somente a pandemia, mas também outros problemas globais, nacionais ou do dia a dia têm deixado as pessoas mais cansadas, sobrecarregadas e estressadas. Com isso, elas passaram a valorizar mais suas necessidades pessoais, e equilibrar melhor a vida pessoal com a profissional (ou de estudos), por exemplo.


Pense se o seu produto ou serviço pode trazer uma qualidade de vida melhor ou trazer satisfação ou relaxamento para esse comportamento.

Igualdade de Gênero

Assim como o racismo e outros tipos de preconceito, a desigualdade de gênero não é mais tolerada e vem sendo cada vez mais debatida, em prol da ascensão das mulheres em cargos, poder social, aquisitivo e, claro, nas decisões de compra também. Dessa forma, as mulheres têm crescente participação, seja como a própria consumidora, seja como decisora ou influenciadora no processo.

Geração Disruptiva

A geração Z (dos nascidos a partir de 1995) é chamada de disruptiva por quebrar padrões anteriormente estabelecidos, como por exemplo, o de ser mais “imune” à publicidade tradicional, expõem suas opiniões, são exigentes e exigem autenticidade e impacto social das marcas e empresas.

Produtos para importar em 2023

Agora que você conhece as principais mudanças de comportamento apontadas na pesquisa que podem gerar tendências de consumo para 2023, confira também a lista de alguns produtos interessantes para investir e importar, de acordo com essa predisposição comportamental e também avaliando os mais comprados em 2022:


  • Eletrônicos inteligentes;

  • Roupas modeladoras ou com diferentes tecnologias;

  • Acessórios para viagem;

  • Acessórios para Smartphone;

  • Moda Feminina e Masculina;

  • Jóias e Bijuterias;

  • Alimentos saudáveis;

  • Produtos pet;

  • Cosméticos e produtos de estética;

  • Infoprodutos.

Como importar?

Importar produtos para comerciá-los no país é uma excelente forma de oferecer itens inovadores e competitivos em relação à concorrência. Além disso, também é possível aproveitar benefícios fiscais e regimes especiais de importação para economizar com impostos e aumentar a margem de lucro.


Se você deseja começar a importar e não sabe como fazer ou, mesmo caso você já importe mas busca uma empresa especializada para cuidar das suas operações, lhe auxiliando com a parte burocrática e orientando as melhores decisões a fim de economizar recursos e evitar gastos extras com imprevistos, fale conosco e conheça nossas diversas soluções de importação ou exportação:




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