Como o próprio nome já diz, o Seguro Internacional de Cargas tem o objetivo de preservar uma mercadoria que está sendo transportada internacionalmente, seja em casos de importação ou exportação.
Quem trabalha no setor de comércio exterior sabe que a proteção da carga transportada é uma das maiores preocupações para
qualquer empresa. Isso porque, sem o seguro, a mercadoria fica desprotegida quando está em águas internacionais.
Por isso, a contratação do seguro, ainda que não seja obrigatória, é sempre recomendada para que tanto o importador quanto o exportador fiquem tranquilos durante o período de deslocamento dos produtos.
Entretanto, o Seguro Internacional de Cargas possui diversas particularidades. Continue lendo para saber mais sobre o assunto.
O que é o Seguro Internacional de Cargas
Basicamente, como já falamos, esse é um seguro que pode ser contratado pelo importador ou exportador com o intuito de deixar a carga segura de qualquer sinistro que eventualmente possa vir a acontecer.
Para uma importação, o seguro é a melhor forma de proteger o produto e garantir que não haverá prejuízo ao realizar uma compra. Já no caso de uma exportação, o seguro internacional pode ser um encargo exigido pelo comprador, ou uma opção que pode ser oferecida para o cliente para dar maior segurança na hora da compra.
O seguro é importante para proteger a mercadoria contra possíveis danos por eventuais descuidos no manuseio, roubo, extravio ou até acidentes.
Tipos de Seguro Internacional
Existem duas modalidades de seguro internacional que dependem da frequência com que são realizadas as operações comerciais.
Seguro Avulso - essa modalidade é utilizada para situações em que será feita apenas uma viagem.
Seguro Apólice aberta - já a apólice aberta é a modalidade utilizada para casos em que são realizadas mais de uma operação durante um mês. Normalmente essas apólices são realizadas por contratos de 12 meses.
Tipos de cobertura de Seguro Internacional
Existem três tipos de coberturas que podem ser negociadas na hora de contratar um seguro internacional. Elas funcionam como coberturas parciais ou integrais e estão divididas em cobertura A, B e C. São elas:
Cobertura básica ampla A: cobertura para quaisquer danos de causa externa, inclusive roubo da carga.
Cobertura básica restrita B: garantia de prejuízo parcial e perda total da mercadoria em decorrência de acidente com veículo transportador (avião, caminhão, navio etc.) e pode ter a cobertura de roubo adicionada.
Cobertura básica restrita C: cobre a perda total da mercadoria em decorrência de acidente com meio de transpo
rte e pode ter a cobertura de roubo adicionada.
Vale lembrar também que a empresa pode adicionar outros serviços para a apólice de seguro de acordo com necessidades específicas relacionados a frete, despesas, lucros esperados,riscos de greves e muitas outras.
Há também alguns serviços que só podem ser adicionados a uma cobertura específica, como é o caso de roubo (cobertura B), extravio (cobertura B) e risco de quebra (cobertura A).
Porém, é importante destacar também que algumas situações não podem ser adicionadas ao seguro, como má conduta do segurado
, guerra, falta total ou parcial na obtenção de mão de obra, entre outros.
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