top of page
Phoenix Import

Saiba tudo sobre as relações comerciais entre Brasil e Índia



A relação comercial entre Brasil e Índia é antiga e vem crescendo ano a ano, desde 1947, ano da independência indiana. No ano seguinte, com a abertura das embaixadas brasileira e indiana, os laços entre os dois países foram estreitados e a relação entre o Brasil e o país asiático foi, pouco a pouco, se solidificando.


Porém, apesar da relação ser antiga, foi a partir dos anos 1990 e 2000 que a relação entre os dois países tomou outros patamares. Isso porque na década de 1990 foram adotadas diversas políticas públicas com o intuito de liberalizar a economia nacional, propiciando o estreitamento de laços entre as nações.


Já na década seguinte, nos anos 2000, o governo dos dois países identificou diversas oportunidades de cooperação comercial, o que sedimentou ainda mais a relação entre Brasil e Índia.


Foi nessa época, mais precisamente em 2003, que foi criado o Fórum de Cooperação entre Índia e Brasil (que englobava também a África do Sul).


Nesse cenário, o principal destaque vai para a importação de produtos indianos em território brasileiro. Isso porque, analisando o panorama de importação nacional, percebemos que a Índia está no top 5 de países que mais exportam produtos para o Brasil. Para se ter uma ideia, em 2021 ela ficou atrás apenas da China, Estados Unidos, Argentina e Alemanha. As importações provenientes da Índia movimentaram mais de 6 bilhões de dólares.


Ao mesmo tempo, o Brasil é o sétimo país que mais exporta para a Índia. Isso evidencia o grande peso que essa relação comercial bilateral tem para os dois países.


Em 2020, os governos brasileiros e indiano firmaram alguns acordos comerciais visando estimular o comércio entre si. Além disso, outros acordos vêm sendo discutidos desde então.


Estimativas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) indicam que esses acordos podem alavancar em até US$21 bilhões as exportações do Brasil até o ano de 2035. Os setores mais impactados positivamente tendem a ser o do petróleo e gás, açúcar, derivados de minerais como ferro e aço e o setor químico.


Como podemos ver, a relação comercial entre Brasil e Índia cresceu muito nos últimos anos e tem potencial para crescer ainda mais!


Por isso, é possível prever que nos próximos anos o mercado de importação e exportação estará bem aquecido. Se você possui uma empresa que importa ou quer começar com produtos da Índia ou de outros países, você precisa contar com parceiros que entendam do assunto.


A Phoenix Import é especializada em comércio exterior. Realizamos diversos serviços como despacho aduaneiro, logística internacional e muitos outros. Temos mais de 18 anos de experiência. Entre em contato conosco e saiba como podemos encontrar a melhor solução para a sua empresa.


128 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page