Para analisar as tendências para o comércio exterior em 2022 é preciso, primeiro, entender o cenário atual para podermos começar a fazer projeções. Em 2021 tivemos diversos pontos que foram destaques positivos, mas também tivemos alguns negativos. Vamos entendê-los.
Primeiro, as notícias ruins: em 2021 houve grandes problemas relacionados à logística, infraestrutura e ao encarecimento do frete marítimo, que acabou atingindo níveis recordes. Tudo isso fez com que o preço do frete fosse repassado para o consumidor, o que acabou por encarecer diversos produtos. Fato que os brasileiros sentiram ao longo de 2021
Já como principais pontos positivos para o comércio exterior podemos destacar a redução de tarifas para muitos itens em diferentes setores como placas solares, bicicletas, pneus e também produtos relacionados ao uso farmacêutico e hospitalar para combater a pandemia causada pelo coronavírus.
Principais tendências
Agora que fizemos uma breve introdução sobre o cenário atual, precisamos incluir em nossa análise fatores como inflação, taxa de juros e o cenário econômico internacional.
Nessa conjuntura, podemos esperar que em 2022 o preço de commodities e taxas de câmbio se estabilize, gerando um impacto negativo na exportação brasileira desses itens. Principalmente as commodities como minérios de ferro.
Já no setor agrícola, a expectativa é de que a demanda por soja aumente, aumentando as exportações brasileiras. O principal responsável por essa retomada é a China, nosso principal parceiro comercial quando falamos de exportação e importação de soja.
Em contrapartida, para escapar dos altos índices de inflação interna, é esperado que empresas invistam na importação de alguns produtos para suprir demandas. Cenário que já aconteceu em 2021 e deve se manter para 2022.
Mesmo com essa expectativa, ainda temos que lembrar que a crise logística (a escassez de contêineres, o congestionamento dos portos e até o preço do frete marítimo) ainda terá impacto na cadeia internacional de comércio.
Para minimizar esses efeitos, investimentos na área de tecnologia precisam continuar a ser feitos para agilizar e desburocratizar o comércio internacional brasileiro.
A Phoenix Import é especialista em importação indireta, despacho aduaneiro e serviços relacionados ao comércio exterior. Temos mais de 18 anos de história fornecendo soluções para os mais diversos segmentos.
Se você precisa de assessoria para importação e exportação, entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.
Comments