O impacto da exportação para a economia brasileira:
Com dimensões continentais, o Brasil é um dos grandes países do mundo, e sua balança comercial tem números expressivos. Nossa balança comercial apresenta anualmente números de grande impacto, principalmente relacionados às exportações.
Em 2022, a corrente de comércio brasileira, incluindo importações e exportações, correspondeu a 39% de participação do PIB do país. É o número mais expressivo da série histórica monitorada pelo Banco Mundial, e a CAMEX tem grande papel nesse desempenho exemplar.
O que é CAMEX?
A Câmara de Comércio Exterior é um órgão brasileiro de grande importância dentro do ramo da logística, importação e exportação. Fundado em 1995, a CAMEX organiza o sistema nacional, compilando as informações de produção interna, exportação, alianças comerciais e acordos internacionais de compra e venda de mercadorias.
Basicamente, a CAMEX é o centro de inteligência e estruturação de toda a cadeia de comércio exterior brasileira, tendo uma grande relevância não só para o Brasil, mas também para todos os países que têm alianças com o Brasil. Dentro do Bloco Econômico do Mercosul, a CAMEX se destaca pela organização e centralização de dados de grandes volumes de operações, sendo o maior órgão do bloco.
Mas, além de ser um órgão centralizador de informações, como a CAMEX atua no cotidiano das empresas brasileiras?
Qual a importância da CAMEX?
Como já citado acima, a corrente de comércio brasileira tem uma expressividade muito importante para a elevação dos números do produto interno bruto. O crescimento do PIB brasileiro está diretamente ligado com a balança comercial, já que somos um país fornecedor de matérias primas, grãos, carnes, petróleo, e uma infinidade de produtos produzidos pela indústria e pela agroindústria brasileira.
Enquanto os números comerciais crescem, nosso país cresce junto, e a Câmara de Comércio Exterior desempenha um papel de regulação tarifária, como por exemplo a Lista CAMEX, responsável por identificar produtos importados similares a produtos nacionais, a partir da Nomenclatura Comum do Mercosul, e assim realizar a proteção tarifária, taxando produtos importados para que os produzidos em território nacional obtenham vantagens comerciais frente aos importados.
A facilitação comercial, coordenada pela CAMEX, integra diversos órgãos e busca reduzir burocracias, tanto nas ações alfandegárias, como nas relações com países importadores para que acordos sejam fechados. A partir desse estímulo governamental para o comércio dos produtos brasileiros, desde a fundação da CAMEX os índices de exportação dos produtos e serviços brasileiros crescem anualmente.
Os processos regulatórios instituídos pela CAMEX fazem do Brasil um país mais forte, com grande importância dentro do Bloco Econômico do Mercosul, no BRICS e na economia mundial, tendo poder de negociação internacional e se mantendo como um dos grandes exportadores do mundo, levando o que é minerado, produzido, processado e colhido em solo nacional, para mais de 200 países ao redor do mundo.
A Câmara de Comércio Exterior continua desenvolvendo políticas públicas e muito trabalho para o crescimento do comex brasileiro, protegendo o consumo dos produtos nacionais em território brasileiro, e estimulando a exportação através de bons acordos comerciais intermediados pelo órgão.
Comments